top of page

Como lidar com choro das crianças na volta às aulas


Na volta às aulas é comum ouvir pelos corredores da escola ou da creche o choro das crianças que não querem ficar na nova sala de aula ou próximas aos colegas de turma que ainda não conhecem. Esse processo, apesar de difícil, principalmente para os pais, é natural e existem maneiras de se lidar com isso.


A pedagoga do Centro de Educação e Inclusão Social Betânia (CEISB) Thamires Castro esclarece que esse processo acontece com todas crianças, mas cabe aos pais mostrarem segurança para os filhos e os incentivá-los a ficarem em sala de aula. “É comum o coração do pai ou da mãe amolecer ao ver o filho chorando, mas quanto mais firmeza mostrar, mais rápido será o processo de adaptação da criança. Com o tempo, ela faz amigos e vai diminuindo a dependência dos pais”, explica Thamires.


É importante o pai conhecer a instituição onde o filho estudará, pois ele saberá quais serão as atividades oferecidas às crianças para ajudá-las no processo de adaptação. “Toda instituição tem seus métodos para trabalhar a interação inicial das crianças. Quando os pais conhecem sobre esses métodos podem até ajudar de alguma maneira, seja com ideias ou colaborando com algo, é uma parceria muito boa”, enfatiza Thamires.


Destaque

Últimas Notícias

Notícias Anteriores

bottom of page