top of page

14º Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor aborda Governança e Sustentabilidade

Evento gratuito reúne especialistas e promove debates para organizações sociais


O 14º Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor trouxe à tona a discussão sobre Governança e Sustentabilidade, consolidando-se como um espaço de reflexão e troca de conhecimento entre os atuantes em Organizações da Sociedade Civil.


O evento foi realizado de forma presencial das 8h30 às 17h, na Pousada Betânia e teve a participação de 84 pessoas. Houve também a transmissão ao vivo pelo canal oficial da Irmandade Evangélica Betânia no Youtube, ampliando a oportunidade de propagação do conteúdo.

No período da manhã, houve uma palestra com Custódio Pereira - Presidente do Fonif, e em seguida com José Álvaro Carneiro - Diretor Corporativo do Hospital Pequeno Príncipe. Sr. Custódio abriu o evento palestrando a respeito da Governança no terceiro setor e sua influência na Sustentabilidade institucional, em seguida, Sr. José Álvaro expôs as práticas ESG do Hospital Pequeno Príncipe, destacando estratégias fundamentais para a continuidade das ações filantrópicas.

Logo após, um debate sobre o assunto com a mediação de Carmem Murara - Diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista. O debate promoveu reflexões enriquecedoras, explorando os pontos levantados nas palestras e incentivando a participação ativa do público.

Durante o intervalo, das 12h30 às 14h, ocorreu o “Espaço Conexão”, com 06 stands para incentivar a troca de experiências e expor práticas replicáveis, como voluntariado, arte e cultura, objetivos de desenvolvimento sustentável, entre outros.

Na parte da tarde foram realizadas duas oficinas simultâneas. Amanda Novak, Advogada e Coordenadora em Compliance e Governança Jurídica na FAE, abordou os aspectos jurídicos para a sustentabilidade, mencionando a estruturação documental essencial para a captação de recursos. Daniela Nunes, Coordenadora Acadêmica do Instituto Legado, abordou a respeito dos itens essenciais da Governança.


“É muito gratificante estar no Fórum pela contribuição que ele dá às organizações do Terceiro Setor, trazendo temas muito relevantes para o nosso dia a dia de trabalho e aperfeiçoando cada vez mais esse trabalho que é desenvolvido pelas organizações sociais. A Irmandade Evangélica Betânia está de parabéns pela execução desse Fórum que é um projeto muito bacana que já vem a anos contribuindo com o Terceiro Setor”, contou Kátia Lessa, do Instituto Unimed.


O evento foi marcado pelo sorteio de brindes, acrescentando um toque de descontração e interação entre os presentes. “Participar do 14º Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor foi inspirador e com certeza trouxe aprendizado e reflexões que serão compartilhados e se transformarão em ações de ampliação da qualidade e profissionalização das entidades que estiveram presentes. Parabéns a Irmandade Betânia e todos que estiveram envolvidos na realização desse grande encontro”, afirmou Jacqueline Dranka, da OSC Elo Apoio Social e Ambiental.

O 14º Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor, ao trazer à tona o debate sobre Governança e Sustentabilidade, com uma programação diversificada e palestrantes de alto calibre, cumpriu seu papel como espaço de aprendizado, inspiração e conexão, fortalecendo a rede de atores comprometidos com o avanço e fortalecimento das causas sociais. “O Fórum tem um significado especial. Primeiramente por acreditarmos no trabalho da Instituição, a gente ver que é um trabalho sério, e por reunir pessoas do Terceiro Setor com os mais diversos níveis de conhecimento. Acreditamos que esse evento em um local neutro onde as pessoas possam trocar experiências, construir conexões e possibilidades, é o cenário ideal para gente fortalecer o impacto social aqui em Curitiba”, apontou Diego Liberato, da Sinergize.










Destaque

Últimas Notícias

Notícias Anteriores

bottom of page