Irmandade Betânia realiza Fórum sobre Comunicação de Causas e Mobilização de Recursos


O projeto Fórum realizou o evento de maneira totalmente virtual e gratuita para mais de 200 participantes

Nos dias 25 e 26 de agosto aconteceu a 12º edição do projeto Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor da Irmandade Betânia com o tema “Comunicação de causas e mobilização de recursos” de maneira online e totalmente gratuita.

No primeiro dia, a programação teve uma live no canal do Youtube da Irmandade Betânia contendo uma palestra sobre "A estratégia de comunicação por trás de grandes causas", com Fabiana Fragiacomo, do Instituto Ayrton Senna. “Muitas organizações falam que não podem investir em comunicação. Não somente investir com dinheiro, mas recurso, tempo das pessoas, esforço, foco. Mas a causa só consegue ser endereçada se você mobilizar pessoas. Por isso, a comunicação não está no final da estratégia. A comunicação é core do processo de causa”, afirmou Fabiana.

Em seguida, o evento trouxe um painel sobre os desafios e oportunidades da comunicação de causa, com Rafael Finatti (Grupo Marista), Carmem Murara (FONIF e Grupo Marista) e Fabiana. Ao todo, mais de 200 pessoas participaram da live.

“O fórum tem se tornado um espaço cada vez mais eficaz e significativo. A organização e os conteúdos são de excelente qualidade, contando com profissionais que trazem muito orgulho para o setor e que são reconhecidos nacionalmente. Participar é sempre um privilégio porque traz vida à ideias e metas adormecidas. Traz novos conhecimentos que norteiam e abrilhantam o trabalho já desenvolvido. A troca de experiências melhora as práticas e alavanca o potencial da instituição”, declarou Denise Lau, diretora da Irmandade Betânia.

No dia 26, duas oficinas simultâneas aconteceram pelo Google Meet. Uma abordou a "Comunicação que mobiliza: método exclusivo para criação de estratégias'', com Naty e Phi, da Nuclear Hub; e a outra "Marketing digital: a sua causa em destaque", com Amanda Riesemberg, da BC Marketing.

De acordo com a participante Paula Martins, coordenadora de engajamento público da Fundação Luterana de Diaconia (FDL), o evento trouxe conteúdos relevantes e aplicáveis nas organizações. “A programação foi muito rica e proporcionou vários insights, troca de ideias e informações importantes para colocarmos em prática no cotidiano das organizações”, disse.

O Fórum de Desenvolvimento

O Fórum está em sua 12º Edição e é um projeto social da Irmandade Evangélica Betânia, criado há 6 anos com o objetivo de fortalecer o terceiro setor, , disseminando conhecimento e incentivando o networking e a profissionalização. “Essa edição foi mais uma importante página escrita na história do fortalecimento do setor, pois evidenciou a necessidade da visão sistêmica e da atuação estratégica. Tivemos a oportunidade de ouvir especialistas em Comunicação de causas que trouxeram aspectos fundamentais para o êxito na Mobilização de recursos, com impacto direto na sustentabilidade institucional. Além do conhecimento contextualizado, o evento estimulou o trabalho em rede, o voluntariado e as parcerias”, concluiu Mauren Neufeld, gestora do Projeto Fórum.

Para conhecer mais sobre o projeto Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor, acesse www.irmandadebetania.org.br/forum

Por Carolina Chueire

Destaque