Saúde Mental é tema de debate na Irmandade Betânia
Ao longo do mês de agosto são realizadas campanhas e homenagens ao profissional de Psicologia. Nesse mesmo período a Irmandade Evangélica Betânia (IEB) realizou algumas ações internas com o objetivo de conscientizar e trazer esclarecimento para os colaboradores e beneficiários da instituição a respeito da importância da psicologia na rotina diária.
Alguns dos profissionais que atuam na instituição foram convidados a falarem sobre alguma área da saúde mental e dar dicas. A participação foi bem recebida pela equipe e o conteúdo foi disponibilizado para o consumo do leitor.
Saúde emocional, um tema em voga e necessário
A saúde emocional é caracterizada pela capacidade de controlar e gerenciar as alterações de comportamento que influenciam nosso cotidiano. Quanto maior for o equilíbrio emocional mais capaz a pessoa sentirá ao enfrentar os desafios da vida, construir relacionamentos fortes e se recuperar dos fracassos.
É fundamental não somente identificar os problemas, mas também guiar suas atitudes para resolvê-los. Ao longo do mês de agosto abordaremos a respeito de alguns sintomas muito comuns que afetam nossa saúde emocional e podem ser facilmente identificados e tratados.
Ansiedade
Daniele Lucas Fernandes, é coordenadora pedagógica na Escola Estância Betânia e psicóloga e pedagoga e fala sobre ansiedade:
A ansiedade é uma reação normal que temos diante de fatos importantes em nossa vida, porém quando fica desproporcional aos acontecimentos, causa sofrimento e interfere na qualidade de vida, no desempenho familiar, social e profissional.
Um dos sintomas de uma ansiedade exagerada são: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.
Se você é visto como alguém que anda sempre com os nervos à flor da pele e tem dificuldade para relaxar, chegou a hora de procurar um médico para avaliar esse estado permanente de tensão e ansiedade. Se você cobra muito de si mesmo, está sempre envolvido em inúmeras tarefas e pressionado pelos compromissos, tente pôr ordem na sua rotina de vida, sem esquecer de reservar um tempo para o lazer e espiritualidade. Se não conseguir sozinho, não se envergonhe, peça ajuda.
Exaustão
Jane Maria Della Pasqua, é auxiliar administrativo na sede e psicóloga e fala sobre exaustão:
A exaustão se caracteriza pela fadiga e cansaço extremo e por esgotamento. Os tipos mais comuns de exaustão são a emocional, que é aquela quando se tenta ser forte o tempo inteiro e, obviamente, não conseguindo, vem a sensação de fracasso e de vazio; a mental, caracterizada pelo esgotamento das capacidades mentais por excesso de responsabilidade e a muscular, que é o cansaço físico extremo.
As causas são diversas: ansiedade, depressão, excesso de demandas, seja na vida profissional ou na pessoal, estilo de vida, hábitos alimentares, sedentarismo, consumo de drogas, álcool e alguns tipos de remédios, excesso de atividade física, etc.
Como tratar? Com ajuda profissional, sono reparador, dieta saudável, água, exercícios físicos, técnicas de relaxamento e cuidando da vida espiritual, buscando e acreditando em Deus e em sua infinita graça e sabedoria.
Frustração
Margot Wehr, diaconisa e psicóloga aborda sobre frustração:
Frustração é um sentimento, uma emoção que ocorre quando algo que era esperado não ocorreu. Exemplos: casar pensando que teria um tipo de vida e depois perceber que não é nada disso, entrar para uma instituição e não receber o apoio prometido, cultivar uma amizade e levar um cano do amigo.
Dá para evitar este tipo de situação? Às vezes não. Nem tudo depende de nós. Por exemplo: Não depende só de você a forma como seus amigos, marido, patrão vão se comportar.
Concluindo, a frustração é saudável para o desenvolvimento do ser humano.
Como lidar, então, com frustrações?
Identifique o porquê da frustração
Acredite em você mesmo
Encontre o lado bom da coisa. Um pouco de positividade pode ser suficiente para melhorar sua perspectiva -
Converse sobre o assunto