top of page

Mobilização de Recursos é tema de Fórum online da Irmandade Betânia

O projeto Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor está em sua 11ª edição e aconteceu pela primeira vez de maneira totalmente online com mais de 100 participantes

Nos dias 13 e 14 de maio aconteceu o 11º Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor da Irmandade Betânia com o tema “Mobilização de Recursos: Gestão e Estratégias”. O Evento ocorreu de maneira online, por meio de uma live e painel de debate transmitido pelo Youtube no dia 13 e uma oficina via google meet no dia 14. O Fórum contou com mais de 100 inscritos.


Na live, a palestra foi com João Paulo Vergueiro, diretor da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) sobre o que a pandemia ensinou às OSC's. Vergueiro trouxe dados relevantes do monitor das doações na pandemia, sendo que cerca de R$ 7 milhões foram doados em resposta à covid-19, a possibilidade de uso de tecnologias e pix para auxiliar na captação das organizações. Também celebrou o reconhecimento da profissão de captador de recursos na na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações).


Em seguida, Rodrigo Bonfim, relações institucionais do Hospital Pequeno Príncipe mediou um painel de debate entre Vergueiro, Vanderlúcia da Silva e Eduardo Filho. O painel trouxe as perspectivas e experiências na Mobilização de Recursos, a importância do planejamento estratégico na consolidação da sustentabilidade e o panorama da captação no Paraná.


“Participar do Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor nos proporciona ter acesso a reflexões e novas abordagens sobre os temas tratados, a troca de conhecimento permite descobrir novas ferramentas e ideias colaborando para o processo de inovação das organizações”, concluiu a assistente social Jacqueline Dranka, da organização Elo Apoio Social e Ambiental.


No dia 14, os palestrantes Vanderlúcia e Eduardo conduziram uma oficina com cerca de 60 participantes. “Foi fantástico participar desse momento. Uma oportunidade de trocas muito ricas e instigantes. Tivemos um grupo participativo e ativo no chat, tanto na palestra como na oficina, o que demonstra o quanto esse espaço aberto pela Irmandade faz muito sentido para as OSC’s e atende uma necessidade pulsante de refletir diversos temas”, afirmou a palestrante Vanderlúcia da Silva. ⠀


Pela primeira vez nos 6 anos de projeto Fórum, Irmandade Betânia se desafiou a realizar um evento inédito de maneira online, com a utilização de ferramentas que não conhecia. Segundo Mauren Neufeld, gestora do projeto, foi um imenso aprendizado nas novas tecnologias e nos conteúdos que vieram de encontro aos desafios da organização na área de captação de recursos.

“A 11ª edição do Fórum foi marcada por relevantes contribuições dos preletores que trouxeram perspectivas e experiências, instigando a reflexão crítica a respeito da temática. Foi uma rica oportunidade de aprendizagem e de trocas. Ficou muito evidente a necessidade de ter um plano de Mobilização de recursos adequado ao perfil da instituição, uma gestão estruturada e estratégias bem definidas. Entretanto, foi ressaltada também a necessidade de rápida adaptação, flexibilidade e percepção do contexto para a perenidade institucional. Especificamente para a Irmandade Betânia, o evento contribuiu para confirmar caminhos e estimular a busca de outras estratégias que ainda podem ser exploradas na Mobilização de Recursos. ”, afirmou Mauren.

O 12º Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor será nos dias 25 e 26 de agosto com o tema “Comunicação de Causas e Mobilização de Recursos”. Em breve, mais informações!

Para acessar as apresentações, clique aqui.

Para assistir a Live no youtube, clique aqui.

Destaque

Últimas Notícias

Notícias Anteriores

bottom of page