top of page

"ESG" é tema de 13° Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor da Irmandade Betânia


No dia 18 de agosto aconteceu a 13º edição do projeto Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor da Irmandade Betânia com o tema “ESG na prática: diálogo entre os setores”, que reuniu mais de 70 pessoas representantes de empresas e organizações da sociedade civil.

No primeiro momento, os participantes tiveram a oportunidade de contemplar a exposição "Arte e ODS" com as obras da artista plástica Claudia Rodrigues.


Além de inspirar com suas criações, a artista demonstrou sua generosidade em conceder uma de suas obras intitulada "(Des)amor" (inspirada no ODS 5 Igualdade de Gênero), para ser sorteada em prol da Irmandade Betânia, que arrecadou R$ 677,00. Esse recurso será destinado ao Projeto Conexão Betânia, na unidade Escola Estância Betânia, o qual tem como público alvo mulheres em vulnerabilidade social da comunidade do Monte Castelo, Roseira e entorno (em Colombo/PR).


“Minha contribuição por meio da Exposição ARTE e ODS e com a explanação sobre leitura de imagem, teve uma sensação de harmonia, pois percebi que o trabalho artístico estava alinhado com o tema do evento: ESG na prática, e instigou os participantes a refletir como a arte também pode ser um forte aliado na expressão e no engajamento da agenda 2030. Foi também um privilégio contribuir, por meio da arte, com a captação de recursos para o fortalecimento das oportunidades para as mulheres que participam do Projeto Conexão Betânia", afirmou. Claudia Rodrigues


A programação teve abertura com o palestrante Adeildo Nascimento (economista e consultor) explicando o que é o ESG e seu contexto no mundo. “Todas as mudanças rápidas no mundo começaram a causar disfunções no sistema e o ESG é a tentativa de atores sociais de colocar ordem ou foco em algumas coisas que são importantes.” disse.


Em seguida, Gustavo Loiola (professor ISAE/FGV) apontou as oportunidades que o ESG traz e os motivos para essa ponte existir entre o Segundo Setor e o Terceiro Setor, além dos benefícios dela para ambos e seu impacto na sociedade.


Para finalizar, a participação da Ana Flávia Godoi (especialista em mobilização de recursos com empresas) instigou a reflexão sobre a importância do setor de captação com foco nas empresas se propondo a ser o S - social, que o ESG pede.


""O evento foi de grande importância para o fortalecimento do terceiro setor de Curitiba.

Destaco o conhecimento dos painelistas, que trouxeram informações ricas e atualizadas capazes de gerar ideias e novas perspectivas de atuação. A estrutura planejada do encontro, a organização e a competência da equipe da Irmandade Betânia, permitiram uma rica experiência para todos os participantes", contou Paula Baena, da Impactte Consultoria.


O evento também contou um painel com perguntas e respostas entre os palestrantes e o público. "O Fórum da Irmandade Betânia nos trouxe uma pauta atual e necessária. Os preletores convidados esclareceram muito sobre o tema ESG; estavam bastante alinhados no discurso e nas recomendações sobre o tema. Tivemos a oportunidade de entender que podemos – como organização social – ser o “S” da sigla, ajudando às empresas no cumprimento de objetivos ( ODSs) e promovendo impacto em conjunto. Foi uma tarde rica de conhecimento e super agradável", contou Maria Isabel Grassi Dittert, gerente do Instituto Bom Aluno.


O evento foi gratuito, mas muitos participantes trouxeram uma doação de alimento não-perecíveis, que foram destinados ao Centro de Educação e Inclusão Social Betânia, unidade que atende 300 crianças com bolsas assistenciais em período integral, em Colombo/PR (Vila Zumbi dos Palmares).


"Foi um importante momento de aproximação do Terceiro Setor com a temática ESG. O Segundo e o Terceiro Setor podem ser parceiros estratégicos para a implementação de práticas ESG! Dois aspectos ficaram muito evidentes: que as OSC devem adotar ações de sustentabilidade ambientais, sociais e de governança e que estas práticas podem abrir as portas para a conquista de novas conexões, inclusive de captação de recursos", afirmou Mauren Neufeld, coordenadora do Fórum.


Para assistir ao evento, acesse: https://youtu.be/N2y0cLdkPTg


Saiba mais sobre o projeto Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor, acesse www.irmandadebetania.org.br/forum


Confira mais fotos do evento:




Destaque

Últimas Notícias

Notícias Anteriores

bottom of page