top of page

Diaconisa recebe reconhecimento pelos trabalhos realizados em Colombo


Gabriele Kumm segurando a homenagem recebida na Câmara Municipal de Colombo

A Câmara Municipal de Colombo realizou no dia 30 de abril uma homenagem a diaconisa e ex-presidente da Irmandade Betânia, Gabriele Kumm, pelos seus trabalhos ao longo dos últimos quarenta anos voltados à educação de crianças e adolescentes no município. A cerimônia que aconteceu no plenário Alfredo Tancredo Neves, contou com a presença de vários vereadores e representantes do poder público do município.


A homenagem aconteceu poucos dias após da instituição inaugurar o espaço de uma nova escola para atender ás comunidades do Monte Castelo e Roseira, regiões de Colombo. Segundo o mapa da educação feito pelo IBGE, ao longo dos anos, o município tem avançado na alfabetização das suas crianças, mas em algumas regiões ainda há uma defasagem educacional e os trabalhos de instituições filantrópicas auxiliam o poder público a diminuir esse problema.


Para o vereador Edson Baggio, responsável por indicar Gabriele à homenagem, ter na cidade de Colombo uma instituição que oferece à população educação de qualidade de maneira acessível é uma oportunidade de desenvolvimento não apenas para crianças, mas para suas famílias que podem trabalhar sem se preocupar com a segurança dos filhos, alimentação e qualidade do ensino. “Estou muito grato pelo trabalho da Irmandade Betânia, da irmã Gabriele e tudo que ele tem proporcionado à nossa cidade. É uma benção que os pais possam trabalhar sabendo que seus filhos estão em um lugar seguro e com valores, como já acontece no CEISB”, conta, se referindo ao Centro de Educação e Inclusão Social Betânia, que atende 300 crianças gratuitamente na Vila Zumbi dos Palmares.


Ao longo do evento também foi debatido a respeito de como ações positivas são necessárias não apenas na Vila Zumbi, mas também em outras comunidades de Colombo. "As Câmaras Municipais estão mostrando sua força e estar com pessoas ao nosso lado mostra que não estamos sozinho", enfatizou o vereador Anderson Prego ao referir-se ao trabalho de Gabriele e da Irmandade.


“Ao receber o prêmio senti uma satisfação muito grande porque mostrou que estamos avançando, e também mostrou que tanto o Poder Público quanto nós estamos trabalhando com um objetivo em comum: educação de qualidade a todos”, disse Gabriele emocionada. Ela enfatizou que a homenagem abre portas para futuras ações conjuntas em prol da sociedade e a cerimônia foi um incentivo para a Irmandade continuar ousando, mesmo quando a situação não for favorável.




50 anos servindo ao próximo


Gabriele Kumm, completou em janeiro, 72 anos e já no início de fevereiro de 2019 comemorou 51 anos de Diaconia. Ela atua no Brasil desde a década de 80 e junto com outros missionários e diaconisas da Alemanha, foi uma das responsáveis por transformar os trabalhos da Irmandade Betânia em realidade e, em uma instituição jurídica, em Curitiba.


Desde sua fundação, o foco da instituição tem sido a educação como um meio de desenvolvimento da sociedade. Para isso, foi construída em Curitiba a Escola Aldeia Betânia, que atualmente atende 600 crianças.


Já nos anos 90, a Irmandade começou a investir na educação das comunidades da cidade de Colombo e assim, surgia o Centro de Educação e Inclusão Social Betânia (CEISB). A unidade educacional existe até hoje e é referência no bairro, não apenas pelo ensino, mas pelos cursos, oficinas e suporte que oferece aos moradores locais.


No ano de 2018, em momento de receio por conta da crise econômica, Gabriele idealizou construir mais uma unidade educacional, dessa vez no bairro Monte Castelo, também em Colombo. A Escola Estância Betânia, que em breve estará pronta, atenderá 400 crianças em período integral.


“Me lembro uma vez que minha mãe estava doente na Alemanha e para cuidar dela eu fui para sua casa. Chegando lá, ela me recebeu, mas passado algum tempo ela disse ‘você tem trabalho a realizar no Brasil, deve voltar para onde precisam mais de você, eu me cuido aqui’. Aquelas palavras me impressionaram, minha própria mãe que outrora fora contrária minha missão agora via valor e pedia que eu desse prioridade a isso mais do que à sua saúde. De fato, Deus havia mudado algo em seu coração”. Conta Gabriele.


Destaque

Últimas Notícias

Notícias Anteriores

bottom of page