top of page

Conferência Internacional de Missões é realizada na Irmandade Betânia

Na última semana de março a Irmandade Evangélica Betânia recebeu missionários de todo o mundo que vieram participar da Conferência Internacional da Associação Alemã de Diaconia (DGD). O encontro que ocorreu entre os dias 28 e 31 teve a participação de diaconisas e representantes de Casas Matrizes (Bases em que as diaconisas vivem e fazem missões) de vários países, entre eles Alemanha, Holanda, Suíça, Japão e Brasil. Esta é a primeira vez que as diaconisas da Irmandade Betânia são anfitriãs deste evento.


Cerca de 20 pessoas das diversas nacionalidades participaram do evento e ao longo do encontro, várias devocionais foram ministrados pelos missionários, além de também compartilharem depoimentos e testemunhos sobre os trabalhos de diaconia feitos tanto pela Irmandade, quanto pelas outras casas matrizes espalhadas pelo mundo.


O missionário Kae’gso Hery em uma de suas palavras de reflexão para o grupo reforçou o papel da missão e do evangelismo. “Foram dias intensos, mas também foram gratificantes. Foi bom também compartilharmos mais a respeito do nosso trabalho e missão. Me propus a ser o intérprete dos visitantes e para mim também foi um desafio”. Conta Kae’gso.


O encontro aconteceu na Pousada Betânia, uma unidade hoteleira geradora de recursos da Irmandade Betânia, em Curitiba. “Ficamos hospedados na Pousada e também fizemos as reuniões lá. Mas em nossa programação havia muitas atividades externas, como conhecer os projetos da instituição e as pessoas atendidas pela Irmandade”, explica Kae’gso.


Conhecendo a Irmandade e suas frentes de atuação


O grupo de visitantes foi convidado pela presidente da instituição Denise Caron e pela diaconisa Gabriele Kumm, a conhecerem as unidades educacionais da Irmandade, Escola Aldeia Betânia e Centro de Educação e Inclusão Social Betânia (CEISB) e inclusive, participaram da inauguração do espaço da nova Escola Estância Betânia, na região do São Dimas, em Colombo.


Renate Lippe, representante das diaconisas da Alemanha compartilhou que para os missionários visitantes foi uma alegria ver não apenas os resultados do trabalho realizado pela Irmandade em Curitiba, mas também o compromisso com o lema da instituição que é “amor por princípio e diaconia por vocação”. “Estamos muito felizes com a construção dessa nova escola, essa unidade será mais um lugar onde esse lema da Irmandade será colocado em prática”, afirmou.


O pastor de uma das Casas Matrizes na Alemanha, Wolfgang Becker, que está no Brasil pela segunda vez, além de se impressionar com os avanços feitos pela Irmandade nas comunidades atendidas, também frisou durante a inauguração da nova escola sobre o impacto que a educação pode gerar nas futuras gerações. “Estou feliz em ver o progresso que aconteceu entre minha primeira e segunda vinda à Irmandade Betânia, é uma benção para nós vermos os trabalhos se expandindo”, comentou.


O movimento das irmãs Diaconisas


O movimento das irmãs diaconisas surgiu no século 19, na Alemanha. O pastor luterano Theodor Fliedner inconformado com a situação de pobreza decidiu trabalhar para transformar a realidade de muitas pessoas da época. Para isso, ele convidou mulheres cristãs, solteiras e que sentiram o chamado de Deus para servir. Juntos, deram início a um trabalho nas igrejas e com pessoas em vulnerabilidade na sociedade.


Assim surgia a primeira casa matriz das irmãs diaconisas, que trabalhavam no auxílio aos pobres, viúvas e necessitados. Não demorou para o movimento tornar-se referência para outros movimentos missionários na Europa.


No Brasil, o movimento chegou na década de 40 inicialmente para dar suporte aos colonos alemães, mas logo cresceu e começou a atender aos brasileiros também em suas necessidades.


O movimento das Irmãs Diaconisas ganhou força de tal maneira que em outros países além da Europa e Brasil ganhou membros e até casas matrizes, onde as diaconisas se alojavam, transformaram-se em base de serviços, como o Japão, África do Sul e Estados Unidos.


Destaque

Últimas Notícias

Notícias Anteriores

bottom of page