top of page

Comemorações tradicionais são substituídas por Festa da Família na escola


Pensando na situação pessoal das crianças, a Escola Aldeia Betânia realiza Encontro das Famílias ao invés das tradicionais festas de Dia das Mães ou Pais.


As tradicionais comemorações do Dia das Mães e Dia dos Pais geram bastante expectativa, comoção, mídias e apelos comerciais. Mas na Escola Aldeia Betânia a comemoração é diferente: é para a família toda!


Com a nova configuração familiar que a sociedade tem tido, a Escola entende a necessidade de adaptar essas datas para atender à todas crianças em suas mais variadas situações pessoais. Com os momentos tão aguardados por elas e seus familiares, o Encontro das Famílias tem a mesma dinâmica das festas tradicionais: apresentações musicais, atividades em grupo, jogos e até mesmo piquenique. A diferença é que o foco não são as mamães e os papais apenas, mas sim, toda a família.

“É importante olharmos o lado de cada criança. Nesse momento tão moderno que vivemos, com diversas situações, temos que pensar global, no todo, para não constranger, e sim satisfazer tanto a família quanto a criança. Hoje em dia nas escolas, temos crianças que moram com avós, outras só com a mãe ou pai, pais divorciados ou viúvos, enfim, essas comemorações precisam atender a família toda”, explica Lidiane. Momentos de homenagens, atividades em sala e produção dos presentes são trabalhados com as professoras, para que as crianças entendam a importância de toda família em sua vida.


Uma mudança que faz toda a diferença

Cristiano dos Santos é um pai que se via nessa situação constrangedora quando chegava o Dia das Mães. Seus filhos Gabriel (11 anos) e Arthur (05) perderam a mãe quando bem pequenos. Cristiano se viu acolhido quando na Escola Aldeia Betânia as crianças participaram de uma festa que envolvia todos. “A família é primordial, e é nesse ambiente que há apoio emocional e segurança. A festa da família mostra união e faz com que todas as crianças se sintam protegidas, bem melhor do que ter uma comemoração para um familiar apenas”, relata.


Para Eliza Winter, orientadora pedagógica, a importância dos Encontros das Famílias vai além de uma comemoração ou de uma simples festividade. A intenção é proporcionar momentos de união, descontração e de amor, deixando lembranças alegres na memória de todos, principalmente das crianças. “Pensamos primeiramente nos alunos, para que os Encontros sejam importantes e memoráveis. Cada pessoa tem uma história, e respeitar a história familiar faz toda a diferença no amadurecimento emocional da criança", afirma Eliza.


Compreensão de todos

Clarice Taborda e seu esposo Mauro, pais da Helena (07 anos) e do Henrique (10 anos), têm esse entendimento quanto à Festa da Família. “Participamos sempre e compreendemos a importância de ter uma festa que atinja a família. Quando não há homenagens específicas para mãe ou pai, refletimos e lembramos de pessoas próximas a nós que estão nessa situação. O Encontro das Famílias é um momento muito importante para nos reunirmos, termos contato com as famílias dos amigos dos nossos filhos, criarmos relacionamentos, e também, claro, nos emocionarmos com as apresentações e atividades propostas pelas crianças!”, destaca Clarice.


Escola Aldeia Betânia

O Encontro das Famílias na Escola Aldeia Betânia será nos dias:


- 20/05 sábado, das 7h30 às 12h, para as famílias dos alunos do Ensino Fundamental

- 27/05 sábado, das 7h30 às 12h, para as famílias dos alunos da Educação Infantil

Destaque

Últimas Notícias

Notícias Anteriores

bottom of page