top of page

Fake-News x Análise e Crítica




Rafael Batista no portal Mundo Educação publicou:


“Apesar de parecer recente, o termo fake news, ou notícia falsa, em português, é mais antigo do que aparenta. Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX. O termo é em inglês, mas se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais.


Além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.


A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, especialmente nos conhecidos como grande mídia”.


Um estudo realizado por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, em março deste ano, apontou que as fake news se espalham 70% mais rápido que as notícias verdadeiras.

Conheça boas práticas para detectar fake news e se proteger nas redes sociais como por exemplo se perguntando se alguém pode ser prejudicado com o relato que está na tela ou que foi ouvido, tanto no universo on-line, quanto no off-line.


Na atual pandemia que trouxe em seu bojo as crises sanitária, econômica e política o solo para as fake news ficou bastante fértil e pensamentos falsos foram e são reforçados por meio de mentiras e disseminação do ódio. É um tempo oportuno para por à prova todas as coisas e ficar com o que é bom.


Também antigo é o ditado: cabeça vazia é oficina de satanás. E em tempos de ficar tanto em casa está posta a oportunidade de seguir o conselho bíblico em Filipenses 4.8 encher a mente e o pensamento com o melhor e não com o pior. Também o Salmo 1 ensina que o segredo da prosperidade está em pensar sempre na Palavra de Deus!


A escolha é de cada um!

Destaque

Últimas Notícias

Notícias Anteriores

bottom of page