Volta às aulas: Como agir neste período de retorno escolar?

02/06/2020

Fevereiro é o mês da volta às aulas, e na próxima semana iniciamos nosso ano letivo nas unidades educacionais da Irmandade Betânia. Mas como agir para que as crianças não se sintam inseguras ou apreensivas com seu primeiro dia de aula?

 

De acordo com estudos é muito importante neste momento que os pais comecem a preparar seus filhos para o retorno à escola ainda nestes últimos dias de férias. Começando a adaptar a rotina da criança, de forma que durma e acorde mais cedo para que possa ir se acostumando com a nova rotina que a espera. Outro fator importante é falar com as crianças sobre o assunto de forma tranquila passando aos seus filhos segurança.

 

As escolas também têm um papel importante nesta adaptação de rotina. Segundo a orientadora do ensino fundamental da Escola Aldeia Betânia (EAB) Fernanda Malheiros, a escola trabalha com o dia da convivência para que as crianças possam ir se adaptando com o ambiente escolar. “O primeiro dia de aula é realizado por apenas uma hora e os responsáveis ficam junto com a sua criança neste dia. Acontece uma primeira reunião onde a professora passa a rotina e alguns detalhes importantes aos responsáveis e os alunos fazem um momento de ambientação. Para os iniciantes, ou seja, aquelas crianças que frequentam a escola pela primeira vez, a presença dos responsáveis é um pouco mais extensa, até que se sintam seguros”, explica Fernanda.

 

A coordenadora do Centro de Educação e Inclusão Social Betânia (CEISB) Alessandra Santos, explica que a adaptação é de grande importância na rotina escolar, pois é por meio dele que vínculos entre aluno, pais e professores se iniciam. “O professor é uma peça fundamental nesse período. Proporcionar um ambiente agradável e receptivo para alunos e pais, buscar estratégias por meio da ludicidade para acalmar seus alunos, mostrando a eles que o ambiente é seguro, possibilita que os alunos passem pela adaptação com mais tranquilidade, podendo assim fazer novas descobertas”, comenta Alessandra.

 

Para a coordenadora da Escola Estância Betânia (EEB) Daniele Lucas Fernandes, é importante que toda a equipe da instituição escolar entenda os processos psicológicos e comportamentais que ocorrem nesta fase. “É importante para que saibam acolher as crianças e famílias de maneira adequada e eficaz garantindo que se sintam cada vez mais seguros e iniciem o processo de maneira adequada”, finaliza Daniele.

Please reload

Destaque

Primeiro dia de aula é marcado por muitas brincadeiras e alegria

11/02/2020

1/10
Please reload

Últimas Notícias

Please reload

Notícias Anteriores