top of page

Captação de recursos é tema do 10º Fórum do Terceiro Setor na Irmandade Betânia


Todos os participantes em uma foto em conjunto

A Irmandade Evangélica Betânia (IEB) realizou no dia 06 de setembro a 10º edição do Fórum do Desenvolvimento Terceiro Setor. Neste encontro, o tema abordado reflete a realidade de muitas instituições filantrópicas: o desafio da captação de recursos. Estavam presentes 73 pessoas, representantes de 47 instituições. Para falar sobre o assunto foram convidados os palestrantes Eduardo Filho, Gustavo Brandão, Jonas Araújo, Prisciane de Oliveira, Vanderlúcia Silva e Salma Correa.


Em uma instituição filantrópica a captação de recursos é uma peça fundamental para a sustentabilidade da organização. Esse setor é responsável por arrecadar recursos, sejam eles financeiros, humanos e materiais. Para atuar nesse segmento são necessários vários atributos, diversas técnicas e estratégia e o Fórum vem com o intuito de compartilhar esse conhecimento e preparar o profissional da mobilização para atuar com ferramentas mais eficazes na captação de recursos.


Mauren Neufeld dando inauguração no Fórum

A gestora do Projeto Fórum, Mauren Neufeld, comemora a participação de vários profissionais atuantes na área da captação de recursos e representantes de diversas instituições. Ela comenta também, que o evento é um momento para troca de conhecimento e interação com o objetivo principal de fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (OSC).


Para ela, o objetivo agora é que com o conhecimento adquirido todos possam pôr em prática na rotina do trabalho. “Fica o desafio para cada participante do fórum fazer a tarefa de casa: identificar as lacunas em sua instituição, as fragilidades e aprofundar estudo nestas áreas, usando as ferramentas expostas e firmando parcerias”, afirma.


Andréia Luize Cernach, da instituição Casa do Filho Pródigo, comenta que “foi um dia especial, ouvindo preletores gabaritados e experientes que nos presentearam com dicas, cases de sucesso imprimindo em nós direcionamento e expectativas”. Hector Padilha, é sócio da HM Consultoria e um dos participantes de longa data do Fórum. Ele afirma que o evento prepara o profissional para atuar de diversas maneiras e isso é positivo. “Tenho participado recorrentemente e como consultor e auditor, é sempre enriquecedor ao nosso trabalho”, diz.


Para um dos palestrantes, Gustavo Brandão, da Mentoris Consultoria, nesta edição o público estava muito mais engajado e cheio de dúvidas que enfrentam em seu cotidiano como captadores. “Fizemos um sistema participativo, ou seja, cada palestrante falava um pouquinho sobre cada tema e isso ajudou a dar várias visões de cada assunto”, conta.


De acordo com Eduardo Filho, especialista em Projetos Sociais e Captação de Recursos, as instituições filantrópicas precisam aperfeiçoar seus métodos de captação, seu relacionamento com pessoas e empresas doadoras. “Existe uma necessidade de melhoria, é claro. Mas também vi que nesse Fórum os participantes estavam abertos e dispostos à mudanças, e esse é um importante primeiro passo para a captação de recursos”, conclui.


Abordou-se também a respeito sobre as diversas maneiras úteis para levantar recursos, como editais, campanhas, concursos e o trabalho conjunto com o poder público. “Focamos em esclarecer para os participantes sobre os eixos que ajudam o profissional em seu trabalho e tivemos um retorno positivo do público”, comenta Eduardo.


O próximo Fórum de Desenvolvimento do Terceiro Setor será em 2020, com data não definida. Para mais informações acesse o https://www.irmandadebetania.org.br/forum.




Destaque

Últimas Notícias

Notícias Anteriores

bottom of page