Educadores aliam alfabetização infantil e reciclagem de produtos descartáveis

08/14/2019

 

Atualmente a educação brasileira enfrenta alguns desafios no processo de alfabetização das crianças que estão na idade adequada. Segundo o Ministério da Educação (MEC), existe uma defasagem na formação dos professores, na adoção de propostas pedagógicas para os alunos e falta de material didático. No entanto, existem educadores e instituições que encontram maneiras criativas e até ecologicamente corretas para o progresso da alfabetização infantil.

 

É o que acontece no último ano da Educação Infantil é quando a equipe pedagógica da Irmandade Evangélica Betânia (IEB) começa o processo de alfabetização dos seus alunos. As educadoras da Escola Aldeia Betânia (EAB) deram início a uma nova metodologia que engloba reciclagem de materiais e aprendizado das sílabas que compõem as palavras. 

 

Alfabetização e reciclagem

 

A atividade funciona da seguinte forma: as professoras colam sílabas em tampas de garrafas pets e dispõem na mesa à vista dos alunos, em seguida dão imagens para eles (imagens como banana, mala, foca), que precisam encontrar as sílabas que correspondem à palavra da respectiva imagem que foi passada. 

 

A professora Liliane Trindade, é uma das educadoras que responsáveis por aplicar a atividade. Ela conta que para a criança o método é divertido e promove a interação entre os estudantes. “O que fizemos primeiro foi incentivar os alunos a trazerem de suas casas tampinhas de garrafas pets. Dessa maneira, nós já dávamos um outro uso para as tampas ao invés de serem descartadas. As crianças adoraram colaborar e quando elas entenderam a proposta da atividade elas se empenharam ainda mais”, conta Liliane.

 

A coordenadora da Educação Infantil, Daiane Cunha explica que trabalhar com as crianças a associação de imagens e palavras é uma ferramenta relevante no processo de alfabetização dos pequenos. “É importante para a criança o visual e o concreto para que ela registre em palavras”, afirma.

 

 

Ampliando os métodos de alfabetização

Mas a alfabetização não é trabalhada apenas no último ano da Educação Infantil, a equipe pedagógica da EAB desde cedo busca despertar nos estudantes o desejo pela leitura e pelas palavras. A turma Tulipa (que corresponde às crianças da faixa etária de 2 a 3 anos) inaugurou dentro de sala de aula uma pequena biblioteca cheia de livros de histórias infantis, gibis e revistas. “A novidade tem o objetivo de mostrar para os alunos os diversos tipos de bibliotecas e já as familiarizar com os livros. Para as crianças, é um importante incentivo”, explica a professora Amanda Fragoso.

 

As novas abordagens pedagógicas não são aplicadas apenas na Escola Aldeia Betânia, no Centro de Educação e Inclusão Social Betânia (CEISB), a equipe de professores também está trabalhando em metodologias que agregam conhecimento para as crianças e desenvolvam nelas o conhecimento das palavras e da leitura. A coordenadora do CEISB, Alessandra Ilzehele explica que na Unidade são feitos diversos trabalhos que buscam despertar o interesse das crianças nas palavras e imagens. “Acredito que nossa metodologia que foca no aprender brincando tenha muito efeito. Sempre aplicamos algum conteúdo partimos sempre do concreto para facilitar a compreensão das crianças”, afirma. 

 

Neste semestre, a equipe pedagógica do CEISB deu início às aulas com um novo tema, que é "O Mundo Mágico". Essa proposta busca, por meio da brincadeira, oferecer às crianças lições e experiências que possam incentivá-las nos primeiros passos da leitura.

 

Enquanto a equipe pedagógica busca inovar nos métodos de alfabetização utilizando-se da reciclagem, a coordenadora do departamento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Mara Lau comemora o que ela chama de mudança de cultura não apenas nas crianças, mas também nas professoras que propõe atividades pensando no meio ambiente. “Associar a alfabetização à reutilização de tampinhas de plástico que poluiriam o meio ambiente é uma atitude de desenvolvimento sustentável que não foi aprendida por gerações anteriores! Que seja um exemplo inspirador para outras ações”, comemora.

 

Please reload

Destaque

Projeto Ação Betânia encerra as atividades de 2019 em Colombo

03/12/2019

1/10
Please reload

Últimas Notícias

Please reload

Notícias Anteriores