REPAS realiza pesquisa sobre ação social na igreja

 

 

Nos dias 22 a 26 de julho foi realizado em Curitiba a Semana do Avivamento (SDA). O evento que contou com aproximadamente 45 mil pessoas, uniu diversas igrejas evangélicas da cidade em prol do objetivo de adorar a Deus em unidade. A Rede Evangélica Paranaense de Ação Social (REPAS) realizou uma pesquisa com os participantes da SDA para conhecer o perfil do cristão e o seu engajamento social.

 

Os dados coletados por essa pesquisa são importantes, pois ajudam a conhecer o perfil das pessoas que participaram do evento, qual o interesse delas em se engajarem em alguma ação social ou missionária, e, o quão dispostas estão para isso. Proporciona também um entendimento de qual é a principal faixa etária que está envolvida, renda, classe social e quais regiões há maior e menor presença e atividade desses indivíduos.

 

Para Eduardo Camargo, organizador da pesquisa e também integrante da REPAS, essa análise tem um grande potencial para futuras ações. “Acreditamos que essa pesquisa, neste momento, é o ponto de partida para inúmeras atividades em rede que poderão surgir entre as pessoas e organizações ali presentes e representadas", conta.

 

Analisando o perfil e talento dos participantes

Dos 534 participantes que responderam a pesquisa, notou-se que 44% estão engajados em ações pontuais dentro e fora da igreja. Foi possível também, analisar em que áreas atuam e quais os talentos que mais põe em prática. Talentos como organização, fé, generosidade, música, oração, aconselhamento espiritual, ensino, missão, evangelização, assistência e criatividade artística foram os mais pontuados. 

 

    

A cara da igreja

Uma dúvida que a equipe da REPAS tinha era “Qual é a cara da igreja hoje em Curitiba?”. Seriam de idosos, jovens, adultos, homens ou mulheres? Tudo isso foi analisado durante a pesquisa e o resultado mostra que, dos participantes, as mulheres de 16 a 35 anos representam  o maior grupo, com 49%. Os homens estão em menor número e encaixam-se na faixa etária dos 16 a 25 anos, representando 18%. 

 

Uma boa parte dos participantes da pesquisa são da região do sul da cidade e região metropolitana. O bairro Xaxim, Boqueirão e Novo Mundo despontam como os que mais tiveram pessoas presentes no evento. 

 

Quais as causas sociais que mais despertam interesse

Durante a pesquisa foi abordado o tema: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são objetivos mundiais em prol de um mundo mais justo até 2030, impulsionados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Foi questionado aos participantes qual questão social mais o sensibiliza.

 

Pôde-se verificar que em combate à fome foi o mais votado (ODS 2), seguido de erradicação da pobreza (ODS 1), redução das desigualdades (ODS 10), saúde e bem-estar (ODS 4) e, paz e justiça (ODS 16). Um ponto relevante da pesquisa, foi que poucos disseram ter interesse em causas relacionadas ao meio ambiente, conscientização e preservação ambiental. 

 

A REPAS

A REPAS é uma rede de relacionamento entre organizações evangélicas que atuam na área social no Estado do Paraná. Criada em 2003, a REPAS é um espaço interdenominacional que busca fortalecer as ações sociais desenvolvidas pelas instituições e igrejas evangélicas, além de articular e facilitar a comunicação com outros atores sociais, promover eventos e capacitações, mobilizar pessoas e gerar trocas de experiências.

 

Mais informações:

repasparana@gmail.com

 

Please reload

Destaque

Projeto Ação Betânia encerra as atividades de 2019 em Colombo

03/12/2019

1/10
Please reload

Últimas Notícias

Please reload

Notícias Anteriores