top of page

Meu filho está de férias em casa, o que posso fazer?


Crianças brincando em colônia de férias


Férias de julho está chegando e muitos pais e mães ficam naquela dúvida: que tipo de lazer oferecer aos filhos, para que aproveitem seus dias sem aula de uma maneira saudável e segura? Acredite, essa dúvida é comum. Um dos desafios que muitos enfrentam é que, apesar dos filhos estarem de férias, os pais continuam na rotina do trabalho. Pensando nisso, existe uma série de opções que facilitam a vida dos responsáveis e alegram as crianças.


Período de descanso, mas de novas atividades


Para pedagoga e orientadora do Ensino Fundamental da Escola Aldeia Betânia Fernanda Malheiros na época das férias as crianças precisam descansar, pois ao longo de todo o ano ela já esteve envolvidas em atividades e tarefas. No entanto, Fernanda diz que esse descanso deve ser acompanhado de outras atividades. “A criança, assim como o adulto, precisa descansar. Então as férias é um bom período para elas dormirem até mais tarde, brincarem mais e claro, fazerem atividades com os pais e amigos”, explica.


Contudo, apesar do momento de folga, Fernanda reforça que é importante para os pais darem às crianças algumas tarefas de casas, como ajudar com a louça, arrumação do quarto, tarefas que irão ocupar-lhes a mente e dar senso, o que ela chama de senso de responsabilidade. “Muitas vezes os pais querendo adiantar o serviço doméstico não pedem ajuda aos filhos, mas é importante que eles se envolvam nas tarefas. É importante para os pequenos assumirem responsabilidades”, conta.


Fernanda também lembra aos pais para ficarem atentos a não caírem na armadilha de deixarem os filhos conectados no YouTube, Vídeo Games ou televisão por muito tempo. “Eu gosto sempre de frisar com os pais que os meios digitais devem ser as últimas alternativas usadas pelos filhos. A criança na fase que se encontra precisa de exercício, brincar, correr, se exercitar”, conclui Fernanda.


Opções extras para as crianças aproveitarem as férias


No período de julho, também é comum que colônia de férias surjam como opção de lazer para as crianças e os pais podem escolher se é de seu interesse colocar. As comunidades religiosas promovem atividade para as crianças e algumas instituições de ensino também, é o caso da Escola Aldeia Betânia que oferece aos alunos sua colônia de férias. “É uma opção para os pais que trabalham e não tem como levar os filhos para viajar ou passear. Na colônia nós promovemos para os pequenos várias atividades de lazer e brincadeiras para que possam aproveitar ao máximo”, afirma a coordenadora da Educação Infantil, Daiane Cunha.


Para crianças que gostam de ler, a Revista Crescer oferece uma lista dos melhores livros do ano aconselhados para os pequenos. Essa alternativa pode ser usada pelos pais que podem indicar leituras para os filhos aproveitarem as férias, afinal férias serve também para ler assuntos que não estão ligados a grade escolar, mas que mesmo assim agregue à elas!


Destaque

Últimas Notícias

Notícias Anteriores

bottom of page