top of page

Escola Aldeia Betânia promove Semana de Conscientização do Autismo


Dia 02 de Abril é lembrado como o Dia de Conscientização do Autismo e para trabalhar a data com mais ênfase com as crianças, a Escola Aldeia Betânia promoveu a Semana de Conscientização na unidade educacional. Todas as turmas do Ensino Fundamental fizeram uma série de atividades e dinâmicas que mostravam e ensinavam o que é autismo, quais são suas principais características e como lidar com uma criança portadora do transtorno.


A coordenadora do Ensino Fundamental, Patrícia Sdroieski, conta que o tema surgiu quando alguns próprios alunos questionaram o que significava autismo. “Nós sempre trabalhamos esse tema com as crianças. No entanto, é algo que tem que se reforçar diariamente. No início deste ano algumas crianças mostraram algumas dúvidas relacionadas ao autismo e decidimos aproveitar o ganho da data e promover a semana de conscientização”, explica.


Uma das educadoras EAB responsável por trazer essas atividades para as crianças foi a professora Débora Brito. Ela trouxe uma série de dinâmicas e exercícios que mostravam para os alunos como identificar e principalmente, como incluir no cotidiano. “Ano passado produzi um vídeo com os alunos da minha antiga turma em que eles próprio explicavam o autismo para os pais. Dessa vez decidimos fazer o mesmo, mas envolvendo mais turmas e apresentando não apenas aos pais, mas a todos”, conta.


Um estudo divulgado pelo CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, revela que uma criança a cada 100 nasce com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As pesquisas ainda revelam que os meninos são mais afetados pelo transtorno do que as meninas. Os dados revelam um aumento no número de casos de autismo em todo mundo. Até há alguns anos, a estimativa era de um caso para cada 500 crianças. Com isso, estima-se que no Brasil existem dois milhões de autistas, e o que torna a questão mais grave é o preconceito e a falta de tratamento adequado.


Destaque

Últimas Notícias

Notícias Anteriores

bottom of page