top of page

Grupo Sênior promove encontro para refletir sobre vida saudável em tempos modernos


Vida saudável não se limita apenas em ter uma dieta balanceada, e qualidade de vida pode ser influenciada por diversos fatores sociais. Essa foi a mensagem que o médico geriatra João Carlos Baracho trouxe para os mais de 45 convidados do encontro do Grupo Sênior promovido pela Irmandade Betânia na Pousada Betânia, no dia 17 de outubro.


O Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Sênior é uma ação social da Irmandade Evangélica Betânia (IEB) e atua tendo um foco especial em pessoas que estejam na terceira idade. O grupo promove encontros semanais para os participantes e eventos de maiores proporções para avós tanto da Escola Aldeia Betânia quanto do Centro de Educação e Inclusão Social Betânia (CEISB).


Nesta edição, o tema do encontro foi “Como manter-se saudável em tempos modernos” e foi aberta para a comunidade local. O palestrante Doutor João Carlos Baracho abordou sobre o conceito europeu da velhice, vilões do envelhecimento e os avanços tecnológicos na saúde. “Em um momento da palestra eu perguntei aos participantes ‘quem seriam os vilões do envelhecimento’ e uma das principais respostas foram: bebida, drogas, cigarro, sedentarismo e má alimentação”, conta Baracho.


Ele ressaltou porém que além dos hábitos citados pelos participantes há outros fatores que podem influenciar na vida de um indivíduo. “A tendência é vivermos uma mudança de ocupação espacial nos próximos anos, e com isso teremos mudanças também culturais e religiosas", diz Baracho.


A coordenadora do Grupo Sênior, Anne Steininger, conta que sua equipe fez uma avaliação com os participantes do evento e, para ela, foi bom ver o feedback e retorno dado pelos convidados. “Tivemos retornos surpreendentes por parte dos participantes. Fizemos um questionário para que eles respondessem e muitos disseram que a palestras os motivou a buscarem praticar mais exercícios, cuidar mais da saúde e o mais impactante: não se deixar abater pela idade avançada”, conta Anne.


Para o último trimestre do ano de 2018, Anne avalia que o grupo continuará se encontrando às quartas-feiras e abre o convite para que mais pessoas venham fazer parte do Grupo Sênior. “É uma oportunidade não apenas de fazer amizades e fortalecer vínculos, mas também de ter um momento bom com Deus e com pessoas”, conclui.


Destaque

Últimas Notícias

Notícias Anteriores

bottom of page