top of page

Irmandade Evangélica Betânia comemora 20 anos do CEISB com jantar solidário


O Centro de Educação e Inclusão Social Betânia (CEISB), que começou como um projeto de atendimento às crianças de famílias em vulnerabilidade social da Vila Zumbi dos Palmares em Colombo, comemorou no dia 25 de outubro, com um grande jantar, seus 20 anos de trabalho na comunidade.


O jantar solidário surgiu com a ideia de comemorar os 20 anos e também arrecadar fundos para a unidade. O evento aconteceu no Restaurante Dom Antônio, no bairro Santa Felicidade, e contou com a presença de aproximadamente 170 convidados.


Durante o evento, a diretora do CEISB, Tânia Muniz, falou um pouco sobre o início do projeto e dos desafios vencidos nas últimas duas décadas, dentre eles estava o de se estabelecer como uma instituição de qualidade. “Estamos muito orgulhosos, mas também agradecidos por esse caminho que atingimos até aqui. O CEISB já foi reconhecido não só em Colombo, mas também em Curitiba pelo impacto que tem feito na região” afirma.


Tânia e toda a equipe, de fato, tem motivos para celebrar, pois recentemente o CEISB recebeu o Selo ODS, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com as Organizações das Nações Unidas (ONU).


Além dos discursos, houve depois da recepção dos convidados uma apresentação de um vídeo com fotos antigas da creche para todos assistirem. Houve comoção, pois muitas diaconisas reconheceram as crianças que eram mostradas e alguns dos convidados se reconheciam nas fotos. O grupo de dança atuante na creche fez uma apresentação especial e ao fim homenagearam os diretores da instituição. Após as homenagens foi servido o jantar e os sorteios.


Novos projetos que estão por vir

Além da comemoração do CEISB, foi também anunciada a chegada de mais uma unidade educacional da Irmandade Betânia: a Escola Estância Betânia, que será construída para atender as crianças e famílias da região do bairro Monte Castelo, em Colombo.


Mas para que o jantar acontecesse foi necessário também um envolvimento de voluntários e grupos que já trabalham lado a lado da instituição. Denise Caron, presidente da Irmandade Betânia, agradeceu o envolvimento dessas empresas e pessoas que ajudaram com doações de material e de pessoal. “Esse jantar maravilhoso é resultado de muito trabalho não só de nossa equipe, que teve um ótimo desempenho, mas também de todos nossos voluntários e amigos que se solidarizam com nossa causa e nos apoiaram, seja por meio de doações ou preparando esse jantar”, afirmou.

Lembranças e histórias de vidas transformadas

Ao fazer um evento que comemora a criação e todo o impacto que a instituição causou na comunidade, foi impossível não lembrar de momentos marcantes na vida não só dos educadores, mas também na vida das diaconisas da IEB e das próprias crianças atendidas. A diaconisa, Ane Steininger se emocionou ao olhar o quadro com fotos antigas e a identificar meninos e meninas que ela acompanhou. “Está vendo esse menino? Hoje ele é um dançarino e vai estar aqui conosco. Eu o vi crescer”, diz orgulhosa.


“Se você olhar essa foto verá que tem duas crianças tomando banho, mas a verdade é que elas estão tomando banho na creche porque não tinham isso dentro de casa. Elas viviam em meio à sujeira. Na época não tinha rede de esgoto na região, ele era ao céu aberto e frequentemente eles chegavam com os pés e pernas sujos de excrementos ou resíduos que não faço ideia do que era - lembra Ane - nós os colocávamos para tomar um bom banho e tirávamos toda aquela sujeira”, conta emocionada.


Uma das convidadas, Jhennyfer Ribeiro, de 23 anos, contou aos convidados que veio de uma família carente na Vila e o CEISB a ensinou não apenas noções básicas de português e matemática, mas também lhe deu oportunidade de sonhar e se tornar uma profissional que sempre quis ser. “Eu decidi fazer Enfermagem, mas não tinha condições. Eles me ajudaram a atingir meus sonhos, não tenho palavras para dizer o quanto sou grata”, disse emocionada. Jhennyfer ainda faz parte de um grupo de pandeiro que surgiu dentro do CEISB, que ainda hoje de reúnem para tocar e estarem juntos.


Após os discursos, todos agradeceram a Deus pelas bênçãos e pelas conquistas até aqui conquistadas e celebraram este momento. Margot Wehr afirma que tudo foi feito com excelência e deixou uma ótima primeira impressão em quem ainda não conhecia o trabalho da Irmandade. “Achei interessante que a semente foi plantada e de uma forma muito eficaz. O evento mostrou aos convidados o quanto somos importantes na vida de centenas de famílias e isso nos dá uma credibilidade a abre portas para futuros trabalhos e projetos” afirma.


Veja abaixo mais fotos do evento:




Destaque

Últimas Notícias

Notícias Anteriores

bottom of page