top of page

Grupo sênior da Irmandade Betânia comemora 20 anos

Todas as quartas-feiras, a Irmandade Betânia recebe em sua sede um grupo de senhoras que se encontram regularmente. Neste ano elas comemoram 20 anos de existência e mostram que o que começou como uma pequena atividade recreativa se mostrou um meio de manter vínculos nos momentos de solidão na terceira idade.

O nome do projeto é Convivência e Fortalecimento de vínculos Sênior, é formado por aproximadamente 15 mulheres e foi um meio pelo qual elas encontraram para se manterem unidas. Catarina Cordeiro é diaconisa e uma frequentadora dos encontros, ela afirma que já virou tradição para ela. “Tem nosso bingo, nosso momento de conversar e isso é muito bom. É um momento bom para compartilharmos nossa vida com as outras”, diz.

Apesar dos encontros estarem completando 20 anos, seu embrião já existia há tempos como conta Anne Steininger, uma das diaconisas da instituição. “Os encontros aconteciam na Igreja do Cristianismo Decidido. Um dia eu, uma amiga psicóloga e outras duas colegas começamos a nos encontrar aqui na Irmandade semanalmente. Não demorou muito para que várias outras pessoas convidadas começassem a participar também”, conta Anne.

Ao longo desse tempo, várias senhoras e também senhores participaram dos encontros e juntos viveram grandes momentos. Há cerca de dez anos, a participação masculina era maior. No entanto, com o tempo houve uma mudança e hoje apenas as mulheres mantêm-se fiel aos encontros.


O grupo também promove várias atividades sociais que atendem à população local. Dentre elas estão as visitas aos asilos, creches, por vezes orfanatos e oficinas de artesanatos para a comunidade. “Uma de nossas amigas foi levada a morar em um asilo, então agora, vemos uma necessidade de visitar não só ela, mas também a todos que estão lá com muito mais frequência que antes”, conta Catarina.

Uma outra atividade que as senhoras fazem e adoram são os passeios. “Nós adoramos passear, falou em sair e conhecer algo novo, ir no cinema ou tomar um café nós já topamos”, relata Anne. Ela afirma que com a idade avançada passeios a outras cidades ficou mais difícil, no entanto Curitiba oferece várias opções de lazer que elas podem fazer juntas, entre essas atividades está o cafézinho em uma tradicional cafeteria atrás do shopping Mueller. “Ás vezes alguém sugere e vamos todas juntas, lá conversamos, tomamos café, fazemos novas amizades e temos um ótimo momento juntas”, conta.

Mas o momento espiritual é sem dúvida um dos pilares desse grupo. Segundo relatos das participantes, as orações, os louvores ajudam no âmbito espiritual, mas a comunhão e o conversar uma com as outras pode curar feridas que estejam guardadas e precisam ser jogadas para fora.

Assim, o grupo de senhoras continua. Há mais de 20 anos se encontrando regularmente, fazendo atividades dos mais diversos tipos, atendendo a comunidade e cuidando umas das outras, principalmente neste momento da vida em que poucas têm vários laços de amizades.

Destaque

Últimas Notícias

Notícias Anteriores

bottom of page