top of page

Quem Somos

A história da Irmandade Betânia começa, em 1930, com um pedido de apoio dos colonos alemães que viviam no Brasil a uma organização cristã em Marburgo, na Alemanha. Eles solicitavam ajuda de enfermagem, ensino e até apoio espiritual. O pedido foi atendido com o envio de missionários e diaconisas. Até a Segunda Guerra Mundial, essa foi a prioridade.

 

As consequências da guerra levaram a uma segunda fase com a ampliação dos serviços. A partir daquele momento foi oferecido apoio a todos, principalmente em comunidades carentes no interior do Paraná. Depois de décadas de atuação em parceria com outras instituições mostrou-se a necessidade de formalizar a organização em uma pessoa jurídica. Em 1980, foi então fundada em Curitiba a Irmandade Evangélica Betânia, uma associação cristã privada de filantropia.

Irmandade Evangélica Betânia logo

A “diaconia”, termo bíblico que designa aquele que serve ao próximo por amor, sempre foi a essência da Irmandade Betânia e encontra a sua concretização mais forte na educação. Os associados assumem o compromisso de servir e respondem pela transparência e conduta ética da organização. A “diaconia” é sempre uma resposta à realidade dos homens no seu tempo e no mundo.

 

A Irmandade Betânia é sensível ao drama humano. Em virtude disso, é uma das organizações brasileiras signatárias do Pacto Global da ONU e assumiu os compromissos da Agenda 2030 para uma vida mais digna para todos. Assim, a parceria dos agentes desta mudança, com o respeito às particularidades de cada um, aponta para um caminho de esperança.

Missão: "Servir ao homem integral movido pelo amor de Deus!"

Visão

Ser uma instituição de excelência em Diaconia.

 

Valores

  • Buscamos a excelência em Diaconia;

  • Defendemos a transparência em todos os processos;

  • Agimos de forma ética;

  • Zelamos pela segurança e bem-estar das pessoas;

  • Temos relações duradouras e significativas com nossos clientes, colaboradores e beneficiados;

  • Ouvimos, aprendemos e aplicamos;

  • Temos nossa missão como um propósito de vida;

  • Agimos com seriedade e responsabilidade, assumindo os resultados;

  • Valorizamos as competências pessoais e profissionais em nossa equipe; e,

  • Valorizamos o ser humano e colaboramos com seu desenvolvimento integral.

Associados

Os associados são pessoas comprometidas com Cristo, que querem servir a Deus por meio de uma convivência de comunhão fraternal, apoiando-se mutuamente no exercício da diaconia como estilo de vida. Os associados estão constituídos nas categorias de COOPERADORES, OBREIROS e DIACONISAS.

Cooperadores

Esta categoria é a porta de entrada para homens e mulheres se tornarem associados da Irmandade Betânia. É também um período de experiência, adaptação e de conhecimento mútuo. Somente após essa fase, o Cooperador poderá se tornar Obreiro ou Diaconisa. Não há um tempo determinado para que o cooperador permaneça nesta categoria, assim que se sentir pronto pode assumir novas responsabilidades.

Cooperadores
Diaconia

É o serviço cristão em favor do próximo, conforme a palavra de Jesus: "O filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir". (Mateus 20:28); "Como meu pai me enviou, assim envio vocês". (João 20:21).

bottom of page